Seja bem-vindo

"Não entendo. Isso é tão vasto que ultrapassa qualquer entender. Entender é sempre limitado. Mas não entender pode não ter fronteiras. Sinto que sou muito mais completa quando não entendo. Não entender, de modo como falo, é um dom. Não entender, mas como um simples estado de espírito. O bom é ser inteligente e não entender. É uma benção estranha, como ter loucura sem ser doida. É um desinteresse manso, é uma doçura de burrice. Só que de vez em quando vem a inquietação: quero entender um pouco. Não demais: mas pelo menos entender que não entendo." (Clarice Lispetor)

terça-feira, 28 de setembro de 2010

O prazer da leitura

O texto não é um emaranhado de palavras esquisitas que formam um sentido. É muito mais que isso. Vai muito mais além.
      O texto é um conjunto de informações que a nossa mente absorve de várias maneiras diferentes, fazendo com que consigamos enfrentar nossos medos mais íntimos sem que percebamos.
      É fato. Ao ler transportamos nosso eu para dentro do texto, podendo viajar com as histórias do Pequeno Príncipe e até compartilhar a dor de Bentinho contra Capitu na famosa obra machadiana. É inevitável.
      Na leitura podemos tudo. Desde voltar à Idade Média e ir ao ano três mil em minutos quanto a ser beijada por um vampiro em plena luz do dia. Nela, tudo é possível.
      Em uma leitura, podemos passar de tempos em tempos sem olhar no relógio. Ela é um mundo sem fim. Um mundo rico, cheio de magia. Sabemos por onde ela começa, mas não imaginamos como ela pode terminar.
      Quando leio sinto-me leve como uma pena, livre como uma ave e transparente como a água. A leitura é a terapia da mente que tira a tensão e desperta a imaginação. Ler elimina as toxinas do corpo, tais como: pensamentos ruins, mente vazia, coração machucado, etc. Ao ler, malhamos o cérebro, enriquecemos nosso intelecto e mantemos a nossa vida em forma.
      Ler é muito mais que decodificar mensagens e exercitar os olhos.
      Ler. Contato harmonioso entre palavras e imaginação. Linhas cheias de sentidos e intuição. Uma mistura de cultura, história e vida. Palavras recheadas de emoção que nos trazem conforto ou até decepção, tudo depende do que procuramos e da forma como o fazemos.
      Ler é viajar para bem longe, conhecer o desconhecido e acreditar no inacreditável. A leitura pode nos transportar para outros mundos sem tirar nossos pés do chão. É voar sem ter asas. É crer sem ter crença. É viver quando não há mais forças.
      O mundo da leitura é um mundo mágico no qual encontro soluções para meus problemas insolúveis. A força da imaginação e da criatividade ao ler faz-me viajar, transporta-me para um mundo fantástico no qual posso criar e realizar todos os meus sonhos e meus desejos mais bizarros.
      A leitura acalma-nos, fortalece-nos e enriquece-nos. Por quê? Ela é única, não tem porquês nem pra quês... a explicação dá-se por ela mesma. É o ato da leitura que nos leva a sensações inexplicáveis que apenas quem lê as sente. Não fique aí esperando. Leia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário