Seja bem-vindo

"Não entendo. Isso é tão vasto que ultrapassa qualquer entender. Entender é sempre limitado. Mas não entender pode não ter fronteiras. Sinto que sou muito mais completa quando não entendo. Não entender, de modo como falo, é um dom. Não entender, mas como um simples estado de espírito. O bom é ser inteligente e não entender. É uma benção estranha, como ter loucura sem ser doida. É um desinteresse manso, é uma doçura de burrice. Só que de vez em quando vem a inquietação: quero entender um pouco. Não demais: mas pelo menos entender que não entendo." (Clarice Lispetor)

domingo, 5 de junho de 2011

Como é difícil falar sobre isso


      Um belo dia, resolvi ir à praia com uma amiga. Era uma manhã ensolarada e tomar um banho de mar era uma ótima ideia naquele momento. Assim que chegamos, ela disse: “É difícil caminhar sobre o sol muito forte”. Fiquei assustada quando ouvi suas palavras.

      O ser humano já inventou desde carro que não faz barulho até livro eletrônico, mas ainda não há tecnologia “de ponta” que faça alguém andar em cima do sol. Não é certo falar que caminhamos em cima dele, assim como é incorreto dizer que “estamos falando sob a gramática da língua portuguesa”.
      Sobre e sob são antônimos (palavras de significação oposta), por isso temos de observar o contexto para poder usá-las. Na escrita também devemos ficar atentos, pois a grafia dessas preposições, assim como o significado, é diferente, e se não nos atentarmos às regras, utilizaremos de forma incorreta.
      Use sobre para indicar que algo está em cima de outro, pois equivale a “em cima de (a)”: Os papéis estão sobre a mesa, ou quando puder substituir por “a respeito de (a)”: Estamos falando sobre a novela.
      Quanto ao sob, representa que algo está abaixo de outro: O gato se escondeu sob o carro (até porque se ele estivesse sobre o carro não estaria escondido). Este também pode ser usado quando representar que alguém ou algum objeto está na direção de outro: O refém ficou sob a mira do assaltante.
      Mas atenção: sobre não significa em relação a. Exemplo: A empresa queria aumentar seus lucros sobre o ano passado. Use em relação a e não sobre (A empresa queria aumentar seus lucros em relação ao ano passado). Outro aspecto muito importante é que não se deve usá-lo também para denotar derrota. Exemplo: A derrota do Brasil sobre a Argentina estava evidente. Nesse caso use diante de (a): A derrota do Brasil diante da Argentina estava evidente.
      Não podemos deixar de nos atentar a outros aspectos: sobre e sob são prefixos (partículas que são acrescidas à palavra a fim de modificar o sentido) e devido à reforma ortográfica (que vigorará a partir de 2012), eles serão usados de formas diferentes, seguindo novos padrões. O novo acordo ortográfico estabeleceu novas regras para os prefixos, nas quais em alguns casos acrescenta-se o hífen e em outros o exclui (exemplos: sobsaia, sob-roda ou sobreaflingido e sobre-estadia). Neste caso, temos de verificar e pesquisar, uma vez que cada caso é específico e estamos nos adaptando a essa mudança em nossa língua. Para dirimir as dúvidas, a melhor solução é um dicionário de qualidade e de confiança para não querer andar sobre o sol, mas quem sabe sob a lua...


Sérgio Simka é professor nas Faculdades Integradas de Ribeirão Pires (FIRP).
Alessandra Simões dos Santos, formada em Letras pela FIRP, é professora e revisora de textos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário